Ilha Terceira - Geomorfologia, Vulcanismo e Sismicidade

Quer Comentar?
Geomorfologia



A ilha Terceira tem cerca de 30 km de comprimento por 19 km de largura e abrange uma área da ordem 400 km2. Caracteriza-se por apresentar altitudes relativamente baixas, atingindo o seu ponto de quota mais elevada  (1021 metros) no vértice geodésico de Santa Bárbara,  situado no bordo S da caldeira.


Sob o ponto de vista geomorfológico identificam-se seis regiões distintas:

(1) Vulcão dos Cinco Picos - o mais antigo da ilha (+/- 3 milhões de anos) e também o mais erodido, situa-se na zona oriental e corresponde a um edifício de grandes dimensões. Deste antigo vulcão restam, a Serra do Cume (no flanco NE) e a Serra da Ribeirinha (no flanco SW), escombros de uma  caldeira, conhecida como a Caldeira da Serra do Cume, com 7 Km de diâmetro,  que colapsou á cerca de 100 000 anos.

(2) Vulcão Guilherme Moniz -  Localiza-se na região centro-meridional na Serra do Morião e corresponde a um edificio poligenético ( tipo de vulcão onde poderão ocorrer diversos períodos eruptivos intercalados por outros de acalmia), de morfologia suavizada encimado por uma caldeira de paredes abruptas que  se encontra parcialmente ocupada por produtos de actividade eruptiva recente;

(3) Vulcão do Pico Alto - Situa-se no sector centro-setentrional, sobre o flanco norte do Vulcão Guilherme Moniz, e corresponde a um vulcão central com caldeira, preenchida por domos e escoadas lávicas traquíticas. Este aparelho tem atribuida a sua idade máxima de 100 mil anos, e de 1000 anos para o seu vulcanismo mais recente;

(4) Vulcão de Santa Bárbara  - As formações mais antigas deste vulcão datam de à cerca de 1 milhão de anos. Ocupa a parte ocidental da ilha e corresponde a um edificio cónico, truncado por duas caldeiras concêntricas, sendo que a mais antiga terá colapsado à cerca de 29 mil anos e a mais recente  está totalmente preenchida por domos e escoadas lávicas traquíticas. Nos seus flancos destacam-se diversos cones de escórias e extrusões de lavas traquíticas. Em falhas radiais do  vulcão  encontram-se  cones  de  escórias   e  domos   com   escoadas  lávicas (como  o Pico das Faias, o Pico do Teles, o Pico Negro, o Pico da Serreta e outros)

(5) a Faixa Vulcânica Fissural - é definida por uma faixa com cerca de 2 km de largura que se desenvolve em torno de um eixo central da Terceira, desde a área da Serreta (a NW) ás áreas de Porto Judeu- Fonte do Bastardo(a SW), recortando o interior da Caldeira Guilherme Moniz, o sul do Vulcão do Pico Alto e o troço central da Caldeira da Serra do Cume. Esta faixa Fissural foi reactivada há poucos milhares de anos e apresenta  diversos alinhamentos de cones de escórias, domos lávicos e falhas geológicas;

(6) Graben das Lages - Localiza-se no extremo nordeste da ilha e corresponde a uma estrutura tectónica distensiva definida por diversas escarpas de orientação NW-SE.



Vulcanismo

Carta Vulcanológica

O vulcanismo da ilha Terceira está marcado pelas erupções históricas de 1761 na zona central da ilha, o chamado Vulcão dos Picos Gordos, e no Sistema Vulcânico Fissural. Ao largo da ilha registaram-se duas erupções submarinas, a primeira em 1867 e a segunda entre 1998-2001, na Crista Submarina da Serreta.

Vulcanismo Histórico


Sismicidade


Sismicidade
 
A sismicidade localizada no interior da ilha Terceira tem sido pouco significativa, centrando-se, especialmente, no Vulcão do Pico Alto e no Vulcão de Santa Bárbara.
Angra do Heroísmo e Graben das Lajes são outras das zonas onde se observa alguma actividade.
Os eventos de maior magnitude e intensidade que têm afectado a ilha nos últimos anos têm tido epicentro no mar, nas importantes zonas sismogénicas definidas pela Bacia E da Graciosa, a Crista Submarina da Serreta, a Crista Submarina SE da ilha Terceira e o Banco D. João de Castro. Adicionalmente, embora com menor frequência, registam-se alguns eventos a sul da ilha, ao longo dos alinhamentos que se prolongam até aos centros eruptivos submarinos históricos.

O evento mais forte dos últimos 30 anos registou-se a 1 de Janeiro de 1980 e teve epicentro a cerca de 50 km a W da Ponta da Serreta, tendo atingido magnitude 7,2 e sido sentido na ilha Terceira com intensidade máxima de VIII (EMS-98).

Sismos Destruidores


 Referência:

0 comentários: