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Angra do Heroísmo
Igrejas
Imóveis classificados
Publicada em
janeiro 20, 2012
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 516/71, de 22 de Novembro, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo, conforme a Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, e artigo 10.º e alínea a) do artigo 57.º do Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto.
O Convento de São Gonçalo foi criado por Bula do Papa Paulo III, em 1542, através de um pedido feito por Brás Pires do Canto, patrono deste mosteiro de Clarissas e onde se recolheram as suas duas filhas.
Igreja de S.Gonçalo - exterior |
Com o aumento do número de religiosas durante os séculos XVI e XVII, houve necessidade de ampliar o Convento, e aproveitaram-se espaços como o da localização da primitiva igreja, da qual ainda existem vestígios integrados nas paredes do claustro Sul. Após essa ampliação, foi iniciada a construção de uma nova Igreja, no fim do séc. XVII, que foi inaugurada em 1776 com o nome de Igreja de São Gonçalo.
O Convento
Claustro |
Este Convento distribui-se em redor de dois claustros. As galerias do segundo piso correm sobre arcarias, com as quais se comunica através de escadas colocadas no canto de cada galeria. Nas galerias encontram-se alguns oratórios embutidos nas paredes, de grande beleza ornamental, tanto nos dourados das talhas, como nas pinturas das telas dos retábulos ou das madeiras das portas, pinturas essas diz-se, feitas pelas próprias religiosas.
Claustro |
Parlatório |
Do lado sul do edifício e a poente da igreja, existe uma portaria com entrada anexa para o parlatório, destinado ao contacto das freiras com os visitantes. Embora se encontre já muito alterado, é o único exemplar deste tipo de instalação, na Terceira.
A Igreja
Coro Alto e Baixo |
Esta Igreja é um templo característico deste tipo de mosteiros, com coro alto e baixo (em estilo barroco e conventual), separados do templo propriamente dito por um óculo com gradeamento de ferro, rodeado de talha dourada em cedro-do-mato, de origem local.
Nave vista do Coro Alto |
No coro baixo da igreja é onde se encontram as sepulturas das religiosas, cobertas por simples lages em pedra, e onde se destaca uma imagem processional do Senhor dos Passos, junto à grade.
No coro alto, está o cadeiral da Congregação, com figuras míticas esculpidas nos braços dos assentos. Na parede dos fundos um oratório/altar com diversa imaginária religiosa, originária do outros conventos da ilha aquando da extinção dos conventos no século XIX. Neste Coro, cujo piso é de madeira de cedro local (cedro-do-mato), também se pode ver o órgão de tubos (setecentista), uma estante em madeira exótica e a magnífica pintura do tecto.
O interior da Igreja é todo revestido de talha dourada setecentista e pinturas a óleo sobre tela do inicio do séc. XVIII, sem esquecer o tecto também ele decorado.
A parte inferior das paredes recebeu quatro grandes painéis de azulejo, da época joanina, atribuídos a Teotónio dos Santos, que terá realizado esta obra entre 1720 e 1730.
Capela-Mor |
No retábulo em talha da capela-mor, de estilo rococó , vê-se uma escultura seiscentista do Crucificado como Divino Imperador, com a coroa e o ceptro em prata dourada, sobre uma cruz revestida a prata filigranada.
Nos nichos do retábulo da capela-mor estão as imagens setecentistas de São Francisco de Assis e de Santa Clara.
Existem duas capelas, sendo que, na do lado do Evangelho se encontra uma imagem do séc. XVII representando S.Gonçalo de Amarante, patrono desta igreja, e na do lado oposto, uma imagem de Nª. Sra da Conceição, acompanhada pelas de São Francisco de Sales e Santa Teresa de Ávila.
Esta Igreja sofreu danos generalizados e profundos com o sismo de 1980, pelo que em 1989 começaram as obras de reconstrução.
Hoje estão aqui instalados um colégio e uma casa de recolhimento.
Nota: Não posso deixar de agradecer à Irmã que me acompanhou na visita pelos seus esclarecimentos, mas sobretudo pela amabilidade e paciência com que me recebeu. O meu Muito Obrigado.
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