Vulcão Guilherme Moniz - vulcão poligenético

Quer Comentar?


 Localiza-se na região centro-meridional, na Serra do Morião também referida como Serra da Nasce Água.

Caldeira Guilherme Moniz


Este vulcão poligenético ( tipo de vulcão onde poderão ocorrer diversos períodos eruptivos intercalados por outros de acalmia), de morfologia suavizada  é encimado por uma caldeira de paredes abruptas de dimensões da ordem de 4 km por 2,5 km, que se apresenta desmantelada nos bordos Norte e Este.

O Vulcão Guilherme Moniz ter-se-á desenvolvido com a formação inicial de um imponente vulcão em escudo (expelem enormes quantidades de lava que gradualmente constroem uma montanha larga com o perfil de um escudo. As escoadas lávicas destes vulcões são geralmente muito quentes e fluídas). Durante esta fase de formação, o Vulcão dos Cinco Picos já se encontraria na sua fase final de actividade. Posteriormente, o Vulcão Guilherme Moniz terá evoluído para um aparelho de carácter mais explosivo, culminando com a  formação da sua caldeira de colapso, que terá ocorrido à menos de cerca de 180 000 anos.


Esta caldeira, de nome  "Caldeira de Guilherme Moniz", é possivelmente o maior reservatório de água de toda a ilha, dado que aqui se encontrava uma lagoa, coberta pela erupção do vulcão que deu origem ao Algar do Carvão, que lhe aprisionou as águas debaixo das escoadas lávicas. Dos seu bordos brotam algumas nascentes de grande caudal como é caso da Furna de Água. 
A Caldeira de Guilherme Moniz  é uma Área Protegida de Gestão de Recursos do Parque Natural da Terceira, e caracteriza-se pela presença de espécies e de habitats naturais protegidos, nomeadamente matos macaronésicos e turfeiras, que asseguram a recarga dos principais aquíferos do complexo vulcânico de Guilherme Moniz.

Observam-se alguns cones de escórias, uma zona de fumarolas (Furnas do Enxofre) e  lavas oriundas do Pico do Algar do Carvão.

0 comentários: