Forte de São Sebastião

Quer Comentar?



A data indicada como sendo a do início da construção do Forte de São Sebastião é entre 1568 e 1578, a mando do rei D. Sebastião de Portugal, homenagem a quem ficou sob a invocação do santo de mesmo nome.



"(...) Por haver estado fundeada na baía do Porto Novo, abaixo da vila de S. Sebastião, uma armada de 50 navios de guerra, que andavam ao corso, procedeu-se a vistoria, e se tratou de edificar imediatamente a fortaleza de S. Sebastião; assim como no Porto Judeu a de Santo António; e foram estas as primeiras fortalezas que houveram em toda a costa (...). - por Francisco Ferreira Drummond em  Anais da Ilha Terceira- Tomo I (Terceira Época - Capítulo VII)






Estando bem guarnecido e artilhado, as suas obras foram dadas como concluídas em 1580, embora faltasse a construção de  praticamente toda a muralha do lado Este, que terá sido concluída já no período da dinastia filipina.







O Forte de São Sebastião desempenhou vários papéis importantes na História da ilha:
- em 1581,  tendo contribuído para afastar a esquadra de D. Pedro de Valdez;

- em 1589, contribui para o afastamento dos navios do corsário inglês Sir Francis Drake;

- em 1597,  contribui para o afastamento da armada sob o comando de Robert Devereux;
 



- em 1641, os Terceirense tomaram posse do forte e a sua artilharia rompeu fogo contra a Fortaleza de São Filipe, o que permitiu  o controle do porto, impedindo o auxílio aos espanhóis sitiados na Fortaleza;

- em 1708, com o apoio da artilharia do Monte Brasil, repeliu a armada do corsário francês René Duguay-Trouin;



- em 1943, no contexto da Segunda Guerra Mundial, as dependências do forte foram ocupadas por tropas britânicas;


- em  2003, a Marinha Portuguesa arriou pela última vez a Bandeira Portuguesa no antigo forte.




Em 1964 o Forte foi proposto como Imóvel de Interesse Público pela Comissão de Arte e Arqueologia da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, encontrando-se assim classificado pelo Decreto nº 47.508, de 24 de Janeiro de 1967, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo, conforme a Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, e artigo 10.º e alínea a) do artigo 57.º do Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto.
Em 1983 o Centro Histórico de Angra do Heroísmo, incluindo as muralhas deste forte, foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

Forte de São  Sebastião - Angra do Heroísmo
Planta do Forte



0 comentários: