Teatro Angrense

Quer Comentar?



Tipo de Imóvel: Arquitectura Civil  
Morada: Rua da Esperança, n.º 48 a 52

teatro angra do heroismo

Este edifício é uma construção do Séc. XIX, que sofreu importantes obras de remodelação na década de 20. É um teatro aberto dito "ferradura", muito divulgado com a evolução da ópera italiana e o teatro romântico, tratando-se de um exemplar único na Ilha e dos melhores dos Açores.



teatro angra do heroismo

Em termos arquitectónicos, este edifício tem todas as características e condições para um desempenho teatral em moldes tradicionais, com teia, camarins e palco. A sala tem estrutura em madeira, criando boas condições acústicas. Os espectadores dispõem, desde a sua construção, de meados de oitocentos, uma sala com plateia, balcão, frizas, camarotes de duas ordens com salas de fumo e geral. 
 


teatro angra do heroismo
 

Exteriormente, é um edifício com influências neoclássicas, encimado por um frontão triangular, bem situado no centro da cidade. Por cima da bilheteira existe uma cobertura "Arte Nova", em ferro forjado.

Em termos culturais, é um marco importante pela série de companhias portuguesas e estrangeiras que, desde a sua fundação, em 1860, ali apresentaram espectáculos. (em C.C.A.)





Foi declarado Imóvel de Interesse Público, como publicado em Jornal Oficial, I Série, nº 49, Resolução n.º 152/89, de 5 de Dezembro, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo, conforme a Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, e artigo 10.º e alínea a) do artigo 57.º do Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto

0 comentários: