Vulcão do Pico Alto

Quer Comentar?

O Vulcão do Pico Alto ocupa grande parte da zona centro da ilha Terceira, situando-se a norte do Vulcão Guilherme Moniz, e corresponde a um vulcão poligenético com caldeira, quase totalmente preenchida por numerosos domos e coulées traquíticos.

Após um período de intensa actividade explosiva que conduziu à formação de uma caldeira de colapso, à menos de 140.000 anos B.P., a actividade eruptiva de natureza traquítica (s.l.), exibida pelo Vulcão do Pico Alto tem alternado entre efusiva e explosiva. Em resultado, foram produzidos numerosos domos e coulées, a que se encontram associados escoadas piroclásticas e surges, cujo desenvolvimento se tem efectuado preferencialmente para N e NE. Apesar de não se ter verificado nenhuma erupção histórica neste vulcão a actividade eruptiva é bastante recente tendo ocorrido as últimas erupções há cerca de 1.000 anos B.P. ou menos.

Presentemente, as manifestações secundárias mais relevantes localizam-se no flanco sudoeste do aparelho, no campo fumarólico das Furnas do Enxofre.


Texto retirado de: CVARG



Vulcão do Pico Alto - ao fundo
Vulcão do Pico Alto - ao fundo

0 comentários: