Ponta das Contendas

Quer Comentar?

Além de estar classificada como área importante para as aves (IBA), como Zona de Protecção Especial (ZPE) no âmbito da Rede Natura 2000, e de ser uma Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies incluída no Parque Natural da Terceira, é sem sombra de dúvida uma das mais belas paisagens da ilha Terceira. 
A área abrange a Ponta das Contendas, a Baía da Mina também conhecida  por Baía das Contendas  e a  Baía das Mós, num total de 90,55 ha.

A paisagem envolvente é dominada por dois cones de escórias, o Pico das Contendas e o Pico dos Cornos (ou da Maria Vieira) e escoadas lávicas que atingiram a costa.
A faixa litoral é muito recortada, e apresenta várias enseadas rochosas e praias de calhau rolado.

A Baía da Mina, tem o fundo marinho com clareiras de areia que alternam com blocos de pedra de várias  dimensões formando pequenas grutas, com uma profundidade média da ordem dos 15 metros, propício á prática do mergulho de observação. 
Os seus três ilhéus, o do Feno (que parecem dois),o do Garajau (onde apenas há pedra) e o da Mina (bastante afastado dos primeiros, constituem um  importante habitat de nidificação de aves marinhas protegidas como o cagarro (Calonectris diomedea borealis), o garajau-comum (Sterna hirundo) e o garajau-rosado (Sterna dougalli). 


Pico dos Cornos
Por detrás dos salgueiros...

Ilhéu do Feno

Ilhéu do Feno
Ilhéus do Garajau e da Mina

Ponta das Contendas


Baía da Mina
Baía da Mina

0 comentários: