Igreja de Nossa Senhora da Guia do Convento de S. Francisco de Angra

Quer Comentar?
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 47 508, de 24 de Janeiro de 1967, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo, conforme a Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, e artigo 10.º e alínea a) do artigo 57.º do Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto
 
Igreja do Convento de São Francisco em Angra do Heroismo
Igreja Nª Sra da Guia - fachada


A Igreja de Nossa Senhora da Guia é popularmente conhecida como Igreja do Convento de São Francisco.

Affonso Gonçalvez de Antona Baldaia que ficaria conhecido por Velho de S. Francisco”, navegador e Chefe dos Copeiros do Infante D. Henrique, é dos primeiros povoadores de Angra. Chega à Terceira por volta de 1461, instala-se numa vasta residencia que manda construir nuns terrenos próximos ao outeiro e funda uma pequena capela com a invocação de Nossa Senhora da Guia.


Em 1470, os  frades franciscanos que tinham chegado a Angra em 1456, constroem nestes terrenos um pequeno e modesto convento junto da capela de Nossa Senhora da Guia, que passou a servir de igreja conventual.


Com o passar do tempo e com o aumento do numero de religiosos, o convento foi sendo ampliado. Baldaia para a Praia com Martins Homem em 1475, e doa os terrenos e a casa  aos franciscanos para lhes servir de convento.


Entre os anos de 1663 e 1672,  o convento e a igreja foram demolidos e reedificados segundo uma nova traça. Esta igreja é um exemplo de estilo chão / plain style, estilo arquitectónico português marcado pela austeridade das formas.


Nave Central da Igreja de Nossa Senhora da Guia em Angra
Nave Central
 
Lado Evangelho
Lado Epístola

A igreja tem três naves: a central, que termina na capela-mor, a do lado do evangelho, que termina na porta de acesso à ante-sacristia, e a do lado da epístola, que termina na capela actualmente denominada da Ordem Terceira.











Capela da Ordem Terceira


Capela Ordem Terceira










 Capela Mor




Igreja do Convento de S. Francisco de Angra - capela mor
Capela Mor da Igreja de N.Sra da Guia















 
 









Na nave do lado do evangelho encontram-se quatro capelas, a saber: a do Sagrado Coração de Jesus, a de S. Luiz de Gonzaga , a das Almas  e a de Santo Antão. 






 Capela S.Luis Gonzaga
Capela de Sto Antão


Capela das Almas






Capela N.Sra dos Anjos




Na nave do lado da epístola encontram-se também quatro capelas, a saber: a Capela de Nossa Senhora dos Anjos, a de Nossa Senhora das Dores, a de Santo António e a de S. Pedro de Alcântara. 


N.Sra das Dores
Capela de Sto. António


Capela S.Pedro Alcântara



 
Órgão e coro alto



Sobre a galilé e parte da nave central encontra-se o coro alto, cujas paredes estão revestidas por um rico apainelamento de azulejos da primeira metade do século XVIII. Junto ao coro, encontra-se um órgão dos finais do século XVIII.








Órgão do Séc. XVIII
 
João Vaz Corte-Real



A igreja é considerada panteão pois nela se encontram sepultadas figuras notáveis como as de João Vaz Corte-Real e Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama cuja sepultura ficara no alpendre da sacristia da capela de Nossa Senhora da Guia. Também Affonso Gonçalvez de Antona Baldaia,  “ o Velho de S. Francisco” se encontra aqui sepultado.








0 comentários: