O inicio do povoamento dos Açores

Quer Comentar?

Em 1439,  o rei D. Afonso IV dá licença ao Infante D. Henrique para que mandasse povoar as sete ilhas dos Açores, nas quais Gonçalo Velho já teria lançado gado.(ver a Descoberta dos Açores). 


Infante D. Henrique
no Padrão dos Descobrimentos em Lisboa

Quando da descoberta dos Açores, as ilhas foram doadas pela coroa ao Infante D. Henrique que por sua vez as doou à Ordem de Cristo da qual era mestre, ficando como Donatário das ilhas dos Açores.

Ao Donatário cabia a administração das ilhas. Estas eram divididas em capitanias onde o donatário se fazia representar pelos seus capitães - Capitães do Donatário. 

A estes capitães do donatário cabia a administração local tendo por deveres:  povoar as terras e reparti-las, entregar colonos, explorar economicamente o território assim como defendê-lo e manter a ordem aplicando a justiça (com excepção de penas de execução e talhamento de membros que pertenciam ao donatário). Serviam ainda de interlocutor entre as populações e o donatário, respondiam perante ele pelos seus actos e eram remunerados com o redízimo (10 por cento do dizimo que cabia ao donatário). Além da remuneração tinham o monopólio dos moinhos, do comércio de sal e dos fornos de cozedura de pão.



Gonçalo V. Cabral
by Jlahorn
Nesse mesmo ano de 1439,  Gonçalo Velho Cabral, inicia o povoamento da ilha de Santa Maria seguido da de São Miguel em 1444. Tendo sido intitulado como comendador da ilha de Santa Maria, capitão nos Açores, não se sabendo ao certo se terá sido capitão do donatário destas ilhas. 

O povoamento revelar-se-ia contudo muito difícil de concretizar pois haviam imensas ilhas a serem povoadas e as novas conquistas na costa Africana tornavam-se mais atraentes para os colonos. 
Para incentivar o povoamento, em 1443 D. Afonso IV  concede a isenção do pagamento da dízima e portagens "de todas as coisas que delas trouxerem ao reino" aos moradores e povoadores de Santa Maria. 
Em 1447, os actuais e futuros moradores de S. Miguel são isentados da dízima de todos os produtos produzidos na ilha .
Apesar disso, passados dez anos do inicio do povoamento das ilhas de Santa Maria e São Miguel, estas encontravam-se pouquíssimo povoadas e o povoamento das outras ilhas estava comprometido. 



O inicio do povoamento da ilha de Jesus Cristo (Terceira) é apontado para o ano de 1450 data da carta de doação da capitania ao flamengo Jacôme de Bruges

1450 é também o ano apontado para o inicio do povoamento da Graciosa por "arraia miúda e escravos" . Ente 1475 e 1479 chega o navegador português Vasco Gil Sodré acompanhado da família e criados. Este teria pretendido obter o cargo de capitão do donatário da ilha mas este cargo foi atribuído a  Pedro Correia da Cunha em 1485. 

Embora povoada desde 1460, a capitania da ilha de São Jorge é cedida a João Vaz Corte Real em 1483.

Também em 1460 é atribuída a capitania da ilha de São Dinis (Pico) a Álvaro de Ornelas o qual após várias experiências de povoamento com gente do norte de portugal, nunca chega a tomar posse da ilha pelo que esta viria a ser incluída na capitania do Faial e 1482.

A ilha de S.Luis (Faial) crê-se ter sido povoada em 1465 por outro flamengo Joss de Hurtere  a quem foi concedida a capitania em 1468.

Em 1475 a capitania das ilhas de São Tomás e Santa Iria (Flores e Corvo) é atribuída ao fidalgo português Fernão Teles de Menezes por venda dos seus direitos da parte de João de Teive, filho de Diogo de Teive seu descobridor em 1452 e capitão do donatário.


1690,  “Isole Azzori”




Fontes:

0 comentários: