Vinhas dos Biscoitos

Quer Comentar?


As Vinhas dos Biscoitos estão classificadas como Área de Paisagem Protegida incluída no Parque Natural da Terceira.
Constitui uma área costeira de biscoito, com terrenos compartimentados por curraletas, pequenas parcelas delimitadas por muretes de pedra seca, para produção de vinho, que constituem uma arquitectura rural edificada desde o povoamento da ilha e que tem resistido a todas as intempéries que têm assolado a principal zona vitícola da Terceira.
É notória a coexistência dos valores paisagísticos e culturais com os ecossistemas e habitats naturais, numa paisagem humanizada tradicional de elevado valor estético e produtivo.
 
 
 


Na Ilha Terceira  a introdução da vinha presume-se que terá acontecido com a chegada do primeiro capitão do Donatário Jácome de Bruges e comitiva, tendo sido introduzidas as castas  Verdelho, Moscatel Mourisco e Assara(espécie de Moscatel?).
A primeira alusão à vinha dos Biscoitos é uma "carta datada de 15 de Dezembro de 1503, outorgada por Antão Martins, Capitão da Praia, em benefício do almoxarife da mesma capitania, João Ornelas da Câmara, estabelecia, como uma das obrigações, o plantio, em certo "biscoitos" de 300 bacelos, 60 amoreiras, 30 figueiras, e outros tantos marmeleiros, destinando-se o espaço restante a pastagens para o gado bovino, ovino, porcino e cavalar".

O vinho dos Biscoitos foi o vinho das Caravelas da rota das Índias e das Especiarias. Entre os produtos essenciais ao abastecimento das armadas figurava o vinho"Verdelho".
Nos Biscoitos o vinho de qualidade é o de Verdelho que pode ser de mesa, regional ou licoroso (IPR).
Actualmente, a nível da Região Autónoma dos Açores, o vinho de Verdelho dos Biscoitos licoroso tem um lugar privilegiado, a tal ponto que muitas recepções oficiais incluem um "Biscoitos de Honra". Também tem tido assento nalguns acontecimentos solenes a nível Nacional.

0 comentários: