Igreja da Misericórdia

Quer Comentar?

Igreja da Misericórdia - Angra do Heroísmo - Ilha Terceira - Açores



Angra do Heroismo Açores


A Igreja da Misericórdia está implantada no local onde foi fundado, em 1492, o primeiro hospital da ilha e do arquipélago, com denominação do Santo Espírito, por João Vaz Corte Real, capitão donatário de Angra; nesta altura ou posteriormente construiu-se também uma capela com a mesma invocação. Em 1495, inicia-se a construção da primitiva igreja da misericórdia, no local da antiga capela do Espírito Santo.

O actual templo data do século XVIII, tendo a sua pedra fundamental sido lançada em 1728, mas as obras prolongaram-se por quase duas décadas. 


Igreja da Misericordia Angra do Heroismo
De arquitetura religiosa, setecentista, apresenta planta rectangular com duas torres ladeando a fachada, cada uma delas encimada por um zimbório de pedra.
Acima do pórtico, que  foi considerado "acanhado e desproporcionado com a grandeza do templo", inscrevem-se as Armas Reais, encimadas por um nicho a meio do frontão (actualmente sem imagem), por um relógio e, em remate, uma pequena sineira que suporta uma cruz de ferro. O frontão é ladeado por duas pequenas torres sineiras quadrangulares, culminando cada uma num pequeno zimbório de pedra.
O seu interior é de uma só nave, possuindo, ao fundo uma espaçosa capela-mor (onde se encontra unicamente o Sacramento), seis capelas laterais, sobre as quais corre uma galeria com varandas sobre o interior do templo.

O templo pertence actualmente à Santa Casa de Misericórdia de Angra do Heroísmo. 

Foi gravemente danificada pelo sismo de 1980, mas hoje encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo. 
Recomendamos: SIPA

Angra-do-Heroismo
 

0 comentários: