Vulcão dos Cinco Picos

Quer Comentar?
O estrato-vulcão dos Cinco Picos é um aparelho vulcânico de grandes dimensões e actualmente desmantelado. Situado a Leste da ilha, apresenta altitude máxima de 500 m. O diâmetro desta caldeira é de cerca de 7 km, aferido a partir do bordo NE, que corresponde à Serra do Cume e do bordo SW, que corresponde à Serra da Ribeirinha.






Na zona interior da caldeira, relativamente plana, destacam-se alguns aparelhos secundários de onde ocorreram derrames lávicos  que se dispuseram em direcção à costa através da abertura localizada a SE das referidas Serras.

A actividade subaérea deste vulcão terá ocorrido durante o pliocénico médio (aponta-se para +/- 3,5 milhões de anos)  dando origem à emergência da ilha, que não é mais do que a fracção emersa de uma montanha submarina, formada pela acumulação de depósitos vulcânicos. 

Terá evoluído como um grande vulcão em escudo, tendo depois entrado num período de maior explosividade, com emissão de pedra pomes de queda e ocorrência de escoadas piroclásticas que deram origem a alguns dos mais antigos ignimbritos da ilha Terceira. 

Datações de K/Ar, levadas a efeito por Feraud et ai. (1980) em lavas próximas do topo da Serra do Cume, apontaram para uma idade de 300.000±100.000 anos, o que faz pressupor que a caldeira dos Cinco Picos se terá formado posteriormente a esta idade (Nunes, 2000b). O processo de formação da caldeira é controverso: enquanto que para alguns a depressão resulta de uma imponente caldeira de colapso, formada durante um período de intensa actividade explosiva (Serf,1974), para outros a depressão dos Cinco Picos tem origem num processo de rifting associado, provavelmente, à actividade do Rift da Terceira (Lloyd e Collis, 1981).

Serra do Cume - vista da Praia da Vitória
Serra da Ribeirinha - vista de Angra do Heroísmo



Referências:
1 - TeseDoutoramentoPauloCustodioPiresAntunes2009

0 comentários: