Praia da Vitória

Quer Comentar?

A cidade da Praia da Vitória está situada à beira-mar, numa grande planície denominada de Ramo Grande, rodeada por um lado pela Serra do Facho e por outro pela Serra do Cume.


Vista parcial

Foi aqui que se instalou  Jácome de Bruges,  primeiro Capitão do donatário, da ilha Terceira.
A Praia foi assim sede da capitania da Terceira, desde o  início do seu povoamento  até 1474, ano em que a ilha foi dividida em duas capitanias, por via do desaparecimento do donatário. A capitania da Praia foi então entregue a Álvaro Martins Homem, tendo-se desenvolvido graças à cultura do pastel e do trigo. Foi elevada a Vila, sede de Concelho, em 1480, tendo durante os séculos XV e XVI dado um contributo  importante para a  riqueza e economia da ilha.



Em 1614, sofreu enormes danos com  intensas crises sísmicas de origem tectónica, que ficaram conhecidas por Caída da Praia, ou Queda da Praia.


Monumento do Imaculado Coração de Maria
Miradouro do Facho

A 11 de Agosto de 1829, aqui se travou a batalha da baía da Praia, com a derrota dos absolutistas, tendo-lhe por reconhecimento  régio sido atribuídos os títulos de "Mui Notável" e "da Vitória".


Em 1841 foi novamente destruída pela 2ª Caída Praia e a 20 de Junho de 1981, foi elevada à categoria de cidade, mantendo a designação de Vila da Praia da Vitória até 1983.



Foi berço de  um dos seus mais notáveis escritores portugueses, Vitorino Nemésio.




Marina



A sua baía abriga um extenso areal e a sua Marina proporciona excelentes condições para a prática de desportos náuticos como a vela,  esqui aquático, motonáutica, pesca desportiva, mergulho subaquático, whale watching entre outros.





Porto Oceânico


É ainda na baía que se situa o Porto Oceânico, com um molhe de 1.400 metros, junto ao qual se encontra o Parque Industrial da ilha.








 
Perto desta cidade encontra-se o Aeroporto das Lages, conhecido como Base Aérea das Lajes por ser simultaneamente Base Militar portuguesa e Norte Americana. 




Câmara Municipal








Rua de Jesus





(Ver: http://www.inventario.iacultura.pt/terceira/praiavitoria/index.html)

0 comentários: