FESTAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - As Origens #2

Quer Comentar?

Segundo o calendário bíblico, era celebrada uma festa durante o festival judaico da colheita (que comemora a entrega dos Dez mandamentos escritos por Deus ao profeta Moisés no Monte Sinai, cinquenta dias depois do Êxodo), e que é referida com vários nomes:

Festa da Colheita ou Sega - onde se celebrava a colheita de grãos, trigo e cevada;
Festa das Semanas - que acontecia cinquenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontecia com a colheita do trigo; 
Dia das Primícias dos Frutos - onde se faziam ofertas voluntárias, a Deus, dos primeiros frutos colhidos da terra;
Festa de Pentecostes - nome de origem grega cujo significado é cinquenta dias depois (da Páscoa), e que terá sido perpetuado apartir dos anos 330 a.C.


Diferenciando-se da Páscoa que era uma celebração familiar, a festa de Pentecostes (ou Colheita, ou Semanas), era celebrada nos  locais onde se cultivava o trigo, a cevada, e outros produtos agrícolas. A cerimónia começaria com o lançar da foice contra as espigas, seguindo-se uma peregrinação para o local de culto onde se reunia o povo com suas famílias, amigos e estrangeiros. No local da cerimónia, um feixe de trigo ou cevada era apresentado como oferta a Deus e todos se alimentavam de parte das ofertas trazidas pelos agricultores. Ninguém poderia trabalhar durante aqueles dias, pois eram considerados um período de solene alegria e acção de graças a Deus pela Sua protecção e cuidado, e onde se relembrava a libertação do povo judeu do Egipto e a obediência aos estatutos divinos.


Pentecostes
Vasco Fernandes
, 1853-1932


Para os cristāos, o  Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e é uma das celebrações importantes do calendário cristão. Segundo as Sagradas Escrituras, "após ter se cumprido o dia de Pentecostes, estavam os discípulos reunidos e de repente, veio do céu um som , como de vento veemente e impetuoso e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas línguas repartidas como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".





0 comentários: