Erupção de 1761 - vulcanismo fissural

Quer Comentar?

Nos últimos 20.000 anos, ocorreram mais de uma centena de erupções vulcânicas subaéreas na ilha Terceira, que ficaram registadas na sua paisagem. Tais erupções centraram-se nos vulcões de Santa Bárbara e do Pico Alto, ou ocorreram ao longo do sistema de fracturas que determina a Faixa Vulcânica Fissural. A história eruptiva deste sistema vulcânico tem sido dominada por erupções fissurais basálticas havaianas e estrombolianas. Nos últimos 10.000 anos ocorreram cerca de 12 erupções sendo a mais recente a erupção histórica de 1761.

Erupção 1761




A erupção de 1761 ficou conhecida como o "Vulcão dos Picos Gordos" mas, na realidade,  ocorreram duas erupções, praticamente coincidentes no tempo, mas completamente distintas. As erupções foram precedidas pelo enfraquecimento da actividade nas Furnas do Enxofre, e por uma crise sismica apartir de 22 de Novembro do ano anterior, quando começaram grandes terramotos que continuaram até 14 de Abril.




 

Mistérios Negros
Mistérios Negros


No dia 17 de Abril de 1761, ocorreu a primeira erupção no flanco Este do Vulcão de Santa Bárbara, e deu origem a 3 domas traquíticos de rocha negra irregular, de arestas vivas, conhecidos por Mistérios Negros.





Zona da 2ª Erupção
Pico Vermelho e Pico da Carreirinha
 Dias depois dessa primeira erupção, teve início uma segunda fase eruptiva um pouco mais para Leste, esta de natureza basáltica, no local do Mistério Velho, dando origem a vários cones de escórias, como o Pico Vermelho e o Pico do Fogo, e tendo-se desenvolvido três escoadas lávicas: a primeira rumo a oriente, com paragem num local designado de Chama; a segunda dirigiu-se para Ocidente, lançando uma propagação para Norte até ao Tamujal; e a terceira, a superior, deslocou-se para Norte, dividindo-se posteriormente em duas, uma das quais estagnou no Vimeiro e a outra foi dar ao Juncalinho, chegando mesmo a invadir os Biscoitos e a destruir algumas casas. Os cones de escórias resultantes desta erupção encontram-se desmantelados devido à extracção de inertes.


"(...) ali fez nova explosão em 21 de Abril, na distancia de uma légua do lugar dos Biscoitos, na ocasião, em que o povo ia em procissão com a coroa do Espírito Santo para o lugar do fogo...
A freguesia dos Biscoitos ficou deserta; porque todos abandonaram as suas casas, levando consigo o que puderam, e os párocos mudaram o Santíssimo Sacramento para a Igreja das Quatro Ribeiras.(...)
Ninguém pereceu; porque todos tiveram tempo de se porem a salvo. A corrente das lavas era assaz tranquila de forma, que, segundo ouvi contar às pessoas daquele tempo, andando o povo em procissão ao dela acontecia acenderem nelas as tochas, quando se apagavam. Nos primeiros tempos a água das fontes daqueles sítios junto ao mar tinha um ardor como o da malagueta»." 


Referências:
Francisco Ferreira Drummond, Anais da Ilha Terceira, vol. II, Angra do Heroísmo, 1856, pp. 288–290.





0 comentários: