Sé Catedral

Quer Comentar?

Sé Catedral de São Salvador


Encontra-se classificada como Monumento Regional pela Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo, conforme a Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, e artigo 10.º e alínea a) do artigo 57.º do Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto



Sé Catedral Angra Heroísmo
Sé Catedral
de Angra Heroísmo
 

Também é conhecida por Sé Catedral de S. Salvador.

Neste mesmo sítio, em 1461, Álvaro Martins Homem iniciava a construção de uma primitiva igreja paroquial sob invocação a S. Salvador, tendo o seu primeiro vigário sido nomeado em 1496. Em 1534 foi criado o Bispado de Angra mas só em 1568 no reinado do Cardeal D. Henrique é que foi tomada a decisão de construir um templo que servisse de sede á Diocese e que satisfizesse as necessidades da população. 
Sob a responsabilidade do arquitecto Luís Gonçalves, a pedra basilar da Sé foi assente em 1570 e levaria 48 longos anos a ser construída.



"Em 18 de Novembro deste ano lançou-se a primeira pedra na Igreja da Sé nova, em presença do dito corregedor Fernão de Pina Marecos, com assistência do senado, (...). Acabou-se esta famosa obra em 1618, tendo-se nela gasto 46:448$763 réis; porém dos seus inspectores não houve boa fama, pelo desperdício que se lhe notou na distribuição dos muitos fundos a ela aplicados." - Francisco Ferreira Drummond  em Anais da Ilha Terceira, Tomo I (Terceira Época - Capítulo VIII).


Ficou bastante danificada pelo sismo de 1980, e posteriormente por um incêndio de grandes proporções em 1985, que viria a destruir  as talhas dos altares, os tubos do órgão e o tecto.


 

 

Foi visitada em 11 de Maio de 1991 pelo Papa João Paulo II tendo sido erigido uma estátua  no exterior que assinada esta visita.






  
Sé Catedral de Angra do Heroísmo 

É um  templo maneirista ou de arquitectura chã portuguesa, sendo a sua fachada composta de duas torres sineiras e entre as duas um templete para um relógio colocado em 1782.






Nave Central
  

O  interior é constituído por 3 naves divididas por pilares mas com cobertura única.
Ao entrarmos no pórtico de três arcadas que dá acesso ao templo, deparamo-nos com um guarda vento.  
 Entramos na porta lateral esquerda e acedemos á nave do Santíssimo Sacramento. 

 




  
Do lado esquerdo, um portal encimado por duas telas magnificas, de escola maneirista, uma representando a circuncisão de Cristo e outra a adoração dos magos, dá entrada ao Baptistério, onde encontramos a pia baptismal, local de baptismo dos paroquianos da Sé e também do Beato João Baptista Machado, mártir no Japão, representado num magnifico vitral. Aqui também podemos encontrar uma adorável imagem do Menino e um vaso chinês da Dinastia Ming

Baptistério



Sé Catedral de Angra do Heroísmo
Altar das Almas


A seguir ao Baptistério a primeira Capela , O Altar das Almas onde se encontra uma tela alusiva á salvação das almas onde estão representados a Santíssima Trindade, a Virgem Maria e S. Domingos. Foi neste altar que foi erecta a Irmandade das Almas em 1640 pelo Cónego Leonardo de Sotto Mayor.









N. Sra da Conceição



Depois, o Altar de Nossa Senhora dos Anjos – Onde se encontra uma imagem do séc. XVII representando Nossa Senhora da Conceição, e que é proveniente do altar mor do antigo Convento de S. Francisco da Praia.









Capela do Senhor Jesus dos Aflitos

A Capela do Senhor Jesus dos Aflitos – que provém do primeiro templo tendo sido fundada por  Diogo Álvares Vieira e sua mulher Beatriz Anes Camacho. Contém a pedra tumular do seu  provável instituidor e figura proeminente de Angra no séc. XVI, Francisco Dias do Carvalhal. 
Nesta capela está representado o Calvário com imagens encomendadas a Lisboa em 1706 de  Cristo Crucificado, Nossa Senhora e S.João.






Imagem de N.Sra de Fátima
Capela de
N. Sra do Rosário


A seguir encontra-se a Capela de Nossa Senhora do Rosário que  também provém do antigo templo tendo sido fundada e edificada pela Irmandade do Rosário. Aqui encontram-se imagens de Nossa Senhora de Fátima (aqui colocada em 1948) de S. José e do Sagrado Coração de Jesus.








Sé Catedral de Angra do Heroísmo
Capela do
Santíssimo Sacramento
Sé Catedral de Angra do Heroísmo
Altar e Sacrário em prata
A Capela do Santíssimo Sacramento foi  fundada pela mais antiga Irmandade da Sé que ainda hoje  se encontra em actividade, a Irmandade do Santíssimo Sacramento. Considerado o local mais sagrado do templo, apresenta o Altar com um painel frontal em prata com iconografia eucarística do século XVIII, e um sacrário também de prata. Este conjunto que engloba outros objectos pertencentes ao Tesouro da Sé,  foi pago em dinheiro pela Irmandade para o salvar da confiscação da Junta Provisória em 1829, que mandara recolher todas as pratarias e sinos das igrejas (restando só o indispensável para a realização do culto) para serem entregues na Casa da Moeda  estabelecida na Fortaleza da S. João Baptista a fim de serem fundidas em moeda. 



Capela Mor
Sé Catedral de Angra do Heroísmo
Capela Mor
A Capela Mor onde se encontra a cátedra do Bispo e o conjunto de cadeiras do coro capitular, é considerada o coração da Igreja . Situada sob um arco triunfal onde estão representadas as Armas Reais sobrepostas à Cruz de Cristo, tem um importante retábulo com pintura em cedro do séc XVII, onde figuram várias passagens do Evangelho e no meio uma imagem da Oficina dos Mestres da Sé, representando o Salvador, orago da Sé.


Arco triunfal da Capela Mor

 Em frente á Capela Mor, encontra-se  o Altar Mor, onde se celebra a santa missa e outras festividades.

Altar Mor - pormenor


Altar Mor -vista geral

Altar Mor - pormenor
Altar Mor - pormenor





Capela do Senhor Jesus Velho ou de Nossa Senhora de Lurdes - Esta capela foi construída pela família Canto e Castro e nela se encontra a pedra tumular de Pero Anes do Canto, provedor das Armadas da Índia, podendo-se ver nos lados do arco o brasão de armas dos Cantos e dos Castros.
Em 1891, o Monsenhor Cónego Ferreira estabeleceu a devoção por N.Sra de Lurdes pelo que a sua imagem se encontra nesta capela.




Stº. Estêvão

Estante de jacarandá


Capela de Santo Estêvão - Estêvão Cerveira Borges foi um nobre da cidade que doou terrenos para a construção deste templo em 1570 e instituiu esta capela. Aqui podemos apreciar um a belíssima imagem de Santo Estêvão, primeiro mártir do cristianismo, acusado de heresia e morto entre 34 a 40 DC, assim como uma estante coral de jacarandá com embutidos de marfim proveniente do Convento de S. Francisco de Angra do Heroísmo.


Capela Stº Estêvão - pormenor


Capela de S.Pedro Ad Vincula




Capela de São Pedro ad Vincula - Nesta capela existe a pedra tumular do seu fundador, o cónego Luis de Almeida. Nela foi erecta, em 1604, a Irmandade de São Pedro Ad Vincula dos Clérigos Pobres, ainda em actividade. Pode-se admirar a imagem de São Pedro das Cadeias, de bela expressão barroca e uma notável grade de jacarandá.




Stº António




O Altar de Santo António apresenta uma linda imagem de Santo António. Aqui existiu no séc XV a Confraria de Santo António,que ainda oferece pão benzido nos dias 13 de cada mês.







S. Brás de Sebaste




Altar de São Brás  com imagem do séc. XVI, de influência flamenga, representando o Bispo Brás de Sebaste, mártir e  bispo católico que viveu na Arménia entre os séc. III e IV. Padroeiro das doenças de garganta, foi capturado e decapitado pelos romanos no ano de 316 e enterrado na cidade de Sebaste.




0 comentários: