Convento e Igreja de São Gonçalo

Quer Comentar?
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 516/71, de 22 de Novembro, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo, conforme a Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, e artigo 10.º e alínea a) do artigo 57.º do Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto.



O Convento de São Gonçalo  foi criado por Bula do Papa Paulo III, em 1542, através de um pedido feito por Brás Pires do Canto, patrono deste mosteiro de Clarissas e onde se recolheram as suas duas filhas.


Igreja de S.Gonçalo - exterior




Com o aumento do número de religiosas durante os séculos XVI e XVII, houve necessidade de ampliar o Convento, e aproveitaram-se espaços como o da localização da primitiva igreja, da qual ainda existem vestígios integrados nas paredes do claustro Sul. Após essa ampliação, foi iniciada a construção de uma nova Igreja, no fim do séc. XVII, que foi inaugurada em 1776 com o nome de Igreja de São Gonçalo.







O Convento

Convento de São Gonçalo
Claustro

Este Convento distribui-se em redor de dois claustros.  As galerias do segundo piso correm sobre arcarias, com as quais se comunica através de escadas colocadas no canto de cada galeria. Nas  galerias encontram-se alguns oratórios embutidos nas paredes, de grande beleza ornamental, tanto nos dourados das talhas, como nas pinturas das telas dos retábulos ou das madeiras das portas, pinturas essas diz-se, feitas pelas próprias religiosas.  



Claustro


Parlatório



Do lado sul do edifício e a poente da igreja, existe uma portaria com entrada anexa para o parlatório, destinado ao contacto das freiras com os visitantes. Embora se encontre já muito alterado, é o único exemplar deste tipo de instalação, na Terceira.









A Igreja


Coros da Igreja de São Gonçalo
Coro Alto e Baixo




Esta Igreja é um templo característico deste tipo de mosteiros, com coro alto e baixo (em estilo barroco e conventual), separados do templo propriamente dito por um óculo com gradeamento de ferro, rodeado de talha dourada em cedro-do-mato, de origem local.

 




Nave vista do Coro Alto



No coro baixo da igreja é onde se encontram as sepulturas das religiosas, cobertas por simples lages em pedra, e onde se destaca uma imagem processional do Senhor dos Passos, junto à grade.








orgao de tubos setecentista

No coro alto, está o cadeiral da Congregação, com figuras míticas esculpidas nos braços dos assentos. Na parede dos fundos um oratório/altar com diversa imaginária religiosa, originária do outros conventos da ilha aquando da extinção dos conventos no século XIX.  Neste Coro, cujo piso é de madeira de cedro local  (cedro-do-mato), também se pode ver o órgão de tubos (setecentista), uma estante em madeira exótica e a magnífica pintura do tecto.




O interior da Igreja é todo revestido de talha dourada setecentista e pinturas a óleo sobre tela do inicio do séc. XVIII, sem esquecer o tecto também ele decorado. 





Paineis azulejo de Teotónio dos Santos 
A parte inferior das paredes  recebeu quatro grandes painéis de azulejo, da época joanina, atribuídos a Teotónio dos Santos,  que terá realizado esta obra entre 1720 e 1730.





Capela mor da Igreja de São Gonçalo em Angra do Heroismo
Capela-Mor


No retábulo em talha da capela-mor, de estilo rococó , vê-se uma escultura seiscentista do Crucificado como Divino Imperador, com a coroa e o ceptro em prata dourada, sobre uma cruz revestida a prata filigranada.
Nos nichos do retábulo da capela-mor estão as imagens setecentistas de São Francisco de Assis e de Santa Clara.

Sao Gonçalo
N Sra da Conceiçao Igreja de São Gonçalo em Angra do Heroismo


Existem duas capelas, sendo que, na do lado do Evangelho se encontra uma  imagem do séc. XVII representando S.Gonçalo de Amarante, patrono desta igreja, e na do lado oposto,  uma imagem de Nª. Sra da Conceição, acompanhada pelas de São Francisco de Sales e Santa Teresa de Ávila.






Esta Igreja sofreu danos generalizados e profundos com o sismo de 1980, pelo que em 1989 começaram as obras de reconstrução. 
Hoje estão aqui instalados um colégio e uma casa de recolhimento.


Nota: Não posso deixar de agradecer à Irmã que me acompanhou na visita pelos seus esclarecimentos, mas sobretudo pela amabilidade e paciência com que me recebeu. O meu Muito Obrigado.

0 comentários: