Arquipélago dos Açores

Quer Comentar?
O arquipélago dos Açores foi formado por actividade vulcânica durante o final do Terciário. A primeira ilha a surgir acima da linha média da água do mar foi Santa Maria, há cerca de 8.1 milhões de anos (Ma), durante o Mioceno. Seguiram-se, por ordem cronológica, São Miguel (4.1 Ma), Terceira (3.52 Ma), Graciosa (2.5 Ma), Flores (2.16 Ma), Faial (0.7 Ma), São Jorge (0.55 Ma), Corvo (0.7 Ma) e, a mais jovem, o Pico (0.27 Ma) (Ver)


azores islands




 
 Localização

O arquipélago dos Açores situa-se em pleno Atlântico Norte entre as latitudes 37º e 40ºN e as longitudes 25º e 31ºW, a uma distância de cerca de 1600 km do continente europeu. É composto por nove ilhas e diversos ilhéus, dispostas ao longo de um conjunto de alinhamentos tectónicos de orientação geral WNW-ESE. As ilhas do arquipélago dos Açores estendem-se por uma faixa com cerca de 600 km de extensão, segundo três grupos distintos: o Grupo Ocidental que inclui as ilhas de Flores e Corvo, o Grupo Central as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, enquanto que o Grupo Oriental integra as ilhas de São Miguel e Santa Maria e os Ilhéus das Formigas. (ver)


Localização geográfica do arquipélago dos Açores
 e representação esquemática da Plataforma dos Açores
(adaptado de Nunes, 1991 e Luis et al., 1994).

  
As ilhas, que ocupam uma área global de 2333 km2, emergem de uma vasta zona submarina pouco profunda - o “Plateau” dos Açores - de forma aproximadamente triangular e limitada a Oeste pelo rifte médio-atlântico. Esta zona, a Plataforma dos Açores, que é usualmente definida pela curva batimétrica dos 2000 m, ocupa uma área de cerca 5,8 milhões de km2 e marca a transição para a planície abissal circundante, de profundidades superiores a 3500 m.




 Enquadramento Geotectónico
Enquadramento geotectónico do arquipélago dos Açores
 (adaptado de Forjaz, 1983 e Buforn et al., 1988; in: Nunes et al., 1993).
  
A junção tripla dos Açores apresenta-se como uma região tectonicamente muito complexa, onde confluem vários alinhamentos importantes. De um modo genérico, a Crista Médio-Atlântica (CMA) separa a placa Americana, a Ocidente, das placas Euroasiática e Africana, a Este, enquanto que a Falha Açores-Gibraltar corresponde à fronteira das placas Euroasiática, a Norte, e Africana, a Sul. Apesar disso, subsistem muitas interrogações acerca desta fronteira de placas no troço compreendido entre a ilha de Santa Maria (sensivelmente entre 25ºW) e a CMA.


Principais acidentes tectónicos da junção tripla dos Açores
 (adaptado de Nunes, 1991 e Luis et al., 1994). 
O asterisco indica a localização do sismo da Terceira de 1/Jan/1980.




 Como se disse, as ilhas do arquipélago dos Açores emergem da Plataforma dos Açores, que, grosso modo, está limitada a Oeste pela Crista Médio-Atlântica, a Sul pela Zona de Fractura Este dos Açores e a NE pelo alinhamento definido pelo Rifte da Terceira.O peculiar enquadramento geotectónico do arquipélago, confere-lhe uma actividade vulcânica importante e uma elevada sismicidade.

http://na.oceana.org/en/explore/marine-places/azores

A última erupção vulcânica ocorrida nos Açores teve início em finais de 1998 e estará, ainda, em curso. Com foco(s) localizados no mar, sensivelmente a 10-15 km a Oeste da ilha Terceira, a “erupção da Serreta” desenvolve-se no troço do Rifte da Terceira.







0 comentários: