Igreja Nossa Senhora da Conceição

Quer Comentar?
Classificada como Imóvel de Interesse Público pela Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo, conforme a Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, e artigo 10.º e alínea a) do artigo 57.º do Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto.

 
 
Tem origem na  primitiva Ermida de Nossa Senhora da Conceição, erguida entre os anos de 1460 e 1474.



Nave Central

O documento mais antigo que se conhece a respeito da Igreja da Conceição é um Alvará de D.João III de Portugal, passado em 1553, determinando ao bispo que a ermida passasse a sede da paróquia de mesmo nome.









Capela mor

Escreveu Sampaio:
"Sobre o arco desta capela estão as armas reais portuguesas, e o tecto é todo coberto por quadros a óleo, em que se representa várias passagens das Escrituras, que têm relação com os mistérios de Nossa Senhora. Nas paredes entre os quadros que representam a morte de Nossa Senhora, São José e São João Baptista, distinguem-se dois grandes painéis, ocupando quase todo o comprimento da capela e que representam, de um lado o nascimento de Cristo, e do outro a Epifania."





A igreja é danificada no grande terramoto de 1980, tendo sido reaberta em 1987 e elevada a Santuário Mariano.


Relicário
Coração de Jesus

Órgão




Sto. António
N. Sra de Fátima
 Sta. Rita 

0 comentários: